quarta-feira, 1 de junho de 2011

Microbiologia

    Nos biólogos (não podia ficar fora, já que sou bióloga e pesquisadora...kkkk)  já catalogamos mais de 1,5 milhão de espécies de seres vivos. Pelo menos 10% deles são invisíveis a olho nu, mas estão presentes em nossa vida desde que nascemos. A microbiologia faz parte do conteúdo de Ciências Naturais em todos os níveis de ensino, mas fica mais atraente a partir da 6ª série, quando os alunos conseguem desenvolver experiências e atividades que provam a existência dos pequenos seres.
   E muito importante  relacionar os microorganismos às questões de saúde pode ser uma das entradas para o mundo da microbiologia: "Ao explicar a necessidade de hábitos saudáveis, o professor mostra formas de contágio de doenças transmitidas por bactérias, por exemplo, e as maneiras de evitá-las".
   Vamos recordar.... os micróbios foram os primeiros seres vivos a habitar nosso planeta. Apesar da antigüidade, só foi possível confirmar a existência desse pequeno ser em meados do século 17, quando o holandês Antony Van Leeuwenhoek começou a divertir-se derretendo vidro para fazer lentes. Ele produziu mais de 400 e usou-as para descrever bactérias, algas e protozoários. Daí à invenção do microscópio foi um passo, o que trouxe avanços na microbiologia e na medicina.
   Com a constatação de que microorganismos existiam e afetavam os seres humanos, percebeu-se a necessidade de adotar medidas de higiene e políticas públicas de saúde que, a longo prazo, duplicariam nossa expectativa de vida. Hoje ainda morrem cerca de 20 milhões de pessoas por ano vítimas de infecções. Mas a vacinação em massa já erradicou doenças como a varíola e diminuiu o número de casos de tuberculose, raiva e outros males.


Quem lembra de ja ter visto no laboratorio esta cultura???? Algumas vezes fazemos cultura de fungos outras de bacterias....e... como bióloga acho sempre elas "bonitas" mas não esqueço que são nocivas.

Um comentário:

  1. Enquanto pesquisador na área da química e engenharia sanitária, tenho trabalhado com novas tecnologias para o tratamento de efluentes, entre eles os hospitalares, os quais estão repletos de microorganismos, muitos deles patogênicos. Em determinada amostra, plaqueando 1 mL de efluente de um hospital público referência no tratamento de câncer em SC, encontrei cerca de 3000 UFC (Unidades Formadoras de Colônia). Mesmo não sendo o número de bactérias, já dá pra imaginar a quantidade de microorganismos presentes em uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes). É realmente incrível! Enfim, quão bela, interessante, necessária e, certas vezes, perigosa, é a vida microscópica.

    ResponderExcluir