Como se alimenta a planta? Em sua opinião, é possivel mudar a cor de uma flor sem pintá-la??? Como a água que está no solo chega até as pétalas de uma flor??? Vamos descobrir os segredos das plantas. Agora vamos ver o percurso da seiva através do caule de um cravo.
Separando os Materias
- 2 flores com pétalas claras (cravos brancos, por exemplo)
- tesoura sem ponta
- 2 recipientes (podem ser copos)
- água
- corante
Desenvolvendo a atividade
A - Coloque água nos dois recipientes. Escolha um deles e misture corante à água.
B - Coloque uma flor em cada recipiente.
C - Com a tesoura, corte a ponta inferior do caule de cada flor dentro da água, evitando assim o contato da parte cortada com o ar atmosférico.
D - Deixe as flores em repouso por 24 horas. Após esse período, observe o que acontece e anote os resultados.
Registrando o que você observou:
- O que você observou após 24 horas???
- Que estruturas do vegetal estão relacionadas ao resultado do experimento????
- Em sua opinião, por que a parte do caule que você cortou não deve entrar em contato com o ar atmosférico???
- O que teria acontecido se vocês nao tivessem realizado a etapa C???
Objetivo das Aulas de Laboratório: As aulas práticas ajudam a compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas. Por meio dela é possível: vivenciar o processo de investigação científica, compreender conceitos básicos, manipular materiais,seres vivos, objetos e instrumentos e desenvolver a capacidade de resolver problemas. Estimular a curiosidade pelo conhecimento cientifico e tecnologico que ajudam a compreender fenômenos químicos e físicos que estão ao nosso redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário