quinta-feira, 16 de junho de 2011

Inverno


Sou apaixonada pelo frio.... e por tudo que ele proporciona.... como é bom assitir um filme em baixo das cobertas....comer....tomar café, chocolate quente...hummmmm........ dormirrrrrrrrr........


Então eu resolvi escrever um pouco sobre esta estação do ano que é maravilhosa para mim.......



 O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27´em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano.

Esse fenomenoé responsável pelas quatros estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se estende de 21 de setembro a 22 de março no Hemisfério Norte e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisferio Sul. O inverno tem inicio com o termino do outono e antecede a primavera.

As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.

O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próximo à linha do Equador) não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é rigoroso nos estados da Regiao Sul ( Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul). Esses locais registram temperaturas negativas além de ocorrência de neve em determinados pontos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário