sexta-feira, 30 de março de 2012

A partir de hoje será postado os trabalhos dos alunos....preciso que vcs me entreguem o quanto antes.....
O primeiro é o da Janiceli - 3º C

                                                           Radioatividade


           As radiações sejam elas naturais, como as emitidas pelos elementos Polônio e Radio ou artificias (como as produzidas pelo ser humano em laboratórios e na industriais) estão no ar, plantas e aparelhos eletrodomésticos. Como a televisão e o microondas. A descoberta da radiação permitiu seu uso para fins pacificos, mas também para fins belicos.
          Os átomos emitem raios de seus núcleos para aumentar a sua estabilidade - essa propriedade chamamos de radioatividade. Embora a radiotavidade seja encarada com temor...devemos tomar consciência de que vivemos constantemente sendo expostos a ela. Os raios cósmicos que bombardeiam nosso planeta nada mais são que emissões radioativas.

terça-feira, 27 de março de 2012

O Errado que Acaba Dando Certo

Trapalhadas científicas já renderam descobertas.... Conhece aquela do atirou no que viu e acertou no que não viu? Pois bem, os laboratórios e os cientistas são pródigos em fornecer exemplos de acidentes que acabaram gerando grandes invenções e ídeias.
É o caso do pesquisador que deixou urina acumulada e acabou descobrindo o fósforo. Ou os chineses que, em busca da imortalidade, inventaram meio sem querer a pólvora. Conheça outros exemplos.

* Quando tentava eletrocutar um peru, Benjamim Franklin tomou um choque e parou a experiência por aí. Por isso, ele não é o pai da cadeira elétrica.

* No século 9, um time de alquimistas chineses tentava descobrir o "elixir da imortalidade". Juntaram súlfur, salitre, minerais e mel seco. Resultado: invetaram a pólvora.

* Enquanto tentava desenvolver o fósforo por um método industrial, o químico Carl Sheele descobriu outros oito elementos, entre eles oxigênio, amônia e glicerina. Ele morreu aos 43 anos provando seus químicos tóxicos.

* Celofane, Super-Bonde, Post - it e a fotografia foram descobertos em acidentes de laboratório.


Fonte: Revista Galileu

quinta-feira, 22 de março de 2012

Outono

O outono é a estação do ano que sucede ao  Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador).O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de setembro e termina a 21 ou 22 de dezembro. O "Outono austral" tem início, no hemisfério sul, a 20 de março e termina a 20 ou 21 de junho.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Ultimo dia oficial de verão.... amanhã inicia o outono... eu amo esta estação, pelo colorido das folhas; algumas amarelas e outras vermelhas antes de cair no chão..... e as folhas secas que dançam no vento.... a temperatura começa a cair ...... amo o frio...


quinta-feira, 8 de março de 2012

            




            A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iork, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).
          O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York.
        Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.
        No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março,  por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suiça.
        Poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêncio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bom dia!!!!
Este vai ser um grande ano para nós....assim espero. Começamos muito bem.... com um laboratório todo reformando e com vários equipamentos novos e muitos à chegar no decorrer do ano.
Muitos projetos a serem desenvolvidos....logo retomaremos a horta escolar e o clubinho de ciências..
Venham visitar o laboratório e ver como ele ficou lindo!!!!