quinta-feira, 30 de junho de 2011

Angico


Nome científico:  Anadenanthera  colubrina
Família: Fabaceae
Caracteristicas:  árvore grande de até 15m de altura. Possui folhas compostas bipinadas, com 15 a 20 jugas; folíolos opostos, de 4 a 6mm de comprimento, com 20 a 80 jugos. Madeira muito durável, dura e pesada.
Onde ocorre: do Maranhão até Paraná e Goiás, na floresta pluvial situada em altitudes superiores a  400m.
Floração e Frutificação: floresce em novembro e frutifica em julho e agosto.
Produção de mudas: plantar as sementes logo após colheita e sem tratamento, sendo a taxa de germinação alta.

As Árvores

Logo quando comecei a faculdade, minha mãe falou...oba!!! agora vc vai pode me explicar sobre as árvores......apaixonada por elas me passou esta paixão....toda a viagem que fazemos juntas ela me pergunta que árvore é esta???..... que tipo de caule e folha ela tem???? então resolvi postar sobre uma das nossas paixões.... As  Árvores

terça-feira, 28 de junho de 2011

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aula de Biologia - Cromatografia



A cromatografia (do grego χρώμα:chroma, cor e γραφειν:"grafein", grafia) envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.




Cromatografia é uma técnica de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Primeiro Dia Oficial de Inverno

O tempo está fresco e por vezes cinzento, é o Inverno. Por esta altura a natureza muda de figura.
Com dias mais curtos, noites mais longas, o inverno, por ser a estação mais fria do ano, faz com que nesse período a natureza revista-se de um novo cenário. Um cenário próprio para a semeadura.
E ali, procuraremos, como semeadores das palavras que somos, escolher os melhores grãos para serem cultivados por almas, por corações sedentos por uma palavra de conforto, de amor. É a época de pensar em nossos objetivos para o novo ciclo a ser apresentado.


Um cenário completamente mágico, como um convite para sonhar, para vivenciar o amor em toda sua plenitude. Com luzes nos mais variados tons, produzidas pelo  Sol em nuances especiais.
Realmente há um quê de encanto e magia com a chegada do frio…  E em todo inverno acontece sempre a mesma coisa… Principalmente quando ele resolve aparecer de verdade. Quando a onda de frio chega, afugenta as pessoas das ruas, e o gostoso é   poder curtir a casa, o sofá, a cama…
O céu fica mais lindo, mais azul. Porém existe uma neblina fria pela manhã, antes do sol sair. Seus crepúsculos róseos se tornam um convite para construção de rimas, versos livres, liberando emoções.
Quando os raios do sol diminuem sua intensidade ao cair da tarde é o momento de nos prepararmos para mais um dia.
É o momento de se ter fé e esperança. E é ai que a poesia entra com sua força total. Como ânimo, como acalanto, como um tônico revigorante nos proporcionando a força, o estopim necessário para reacender os sentimentos adormecidos que se encontram dentro de nós.

 Albert Camus

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Por que educar?

" A principal meta da educação e criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, vereficar e não aceitar tudo que a elas se propõem."             (Piaget)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Inverno


Sou apaixonada pelo frio.... e por tudo que ele proporciona.... como é bom assitir um filme em baixo das cobertas....comer....tomar café, chocolate quente...hummmmm........ dormirrrrrrrrr........


Então eu resolvi escrever um pouco sobre esta estação do ano que é maravilhosa para mim.......



 O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27´em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano.

Esse fenomenoé responsável pelas quatros estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se estende de 21 de setembro a 22 de março no Hemisfério Norte e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisferio Sul. O inverno tem inicio com o termino do outono e antecede a primavera.

As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.

O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próximo à linha do Equador) não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é rigoroso nos estados da Regiao Sul ( Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul). Esses locais registram temperaturas negativas além de ocorrência de neve em determinados pontos.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Céu Presencia Eclipse Lunar nesta Quarta-Feira



       Um eclipse lunar no céu desta quarta-feira (15). Esse  fenômeno pode acontecer até três vezes ao ano. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a lua já nasce eclipsada, mas os brasileiros poderão observar a sombra  da terra cobrindo a lua até às 19h02 (horário de Brasília).

O que é um eclipse lunar?
O INPE explica que o eclipse lunar acontece quando a lua cheia cruza o plano de orbita da terra. Nessa ocasião, há um alinhamento entre o sol, a lua e a terra.


O eclipse desta noite terá duração de três horas e quarenta minutos, com início previsto para às 15h30.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Festa Junina

Pessoar esta chegando.... é amanha nossa festança.... aguardo a presença de todos....Estarei fazendo as maças do amor....




Elas ficam lindas e saborosas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hemácias

 Cada milímetro cúbico de sangue contém cerca de 5 milhões de hemácias. Em todo o nosso sangue, o número chega a 25 trilhões.


 Nossas hemácias vivem de 120 a 130 dias.


Microbiologia

    Nos biólogos (não podia ficar fora, já que sou bióloga e pesquisadora...kkkk)  já catalogamos mais de 1,5 milhão de espécies de seres vivos. Pelo menos 10% deles são invisíveis a olho nu, mas estão presentes em nossa vida desde que nascemos. A microbiologia faz parte do conteúdo de Ciências Naturais em todos os níveis de ensino, mas fica mais atraente a partir da 6ª série, quando os alunos conseguem desenvolver experiências e atividades que provam a existência dos pequenos seres.
   E muito importante  relacionar os microorganismos às questões de saúde pode ser uma das entradas para o mundo da microbiologia: "Ao explicar a necessidade de hábitos saudáveis, o professor mostra formas de contágio de doenças transmitidas por bactérias, por exemplo, e as maneiras de evitá-las".
   Vamos recordar.... os micróbios foram os primeiros seres vivos a habitar nosso planeta. Apesar da antigüidade, só foi possível confirmar a existência desse pequeno ser em meados do século 17, quando o holandês Antony Van Leeuwenhoek começou a divertir-se derretendo vidro para fazer lentes. Ele produziu mais de 400 e usou-as para descrever bactérias, algas e protozoários. Daí à invenção do microscópio foi um passo, o que trouxe avanços na microbiologia e na medicina.
   Com a constatação de que microorganismos existiam e afetavam os seres humanos, percebeu-se a necessidade de adotar medidas de higiene e políticas públicas de saúde que, a longo prazo, duplicariam nossa expectativa de vida. Hoje ainda morrem cerca de 20 milhões de pessoas por ano vítimas de infecções. Mas a vacinação em massa já erradicou doenças como a varíola e diminuiu o número de casos de tuberculose, raiva e outros males.


Quem lembra de ja ter visto no laboratorio esta cultura???? Algumas vezes fazemos cultura de fungos outras de bacterias....e... como bióloga acho sempre elas "bonitas" mas não esqueço que são nocivas.